SEJA BEM VINDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITA INFORMAÇÃO SOBRE A POLÍTICA NO ESTADO DO AMAZONAS.

sábado, 5 de novembro de 2011

Lentidão na aprovação de projetos

Apesar de fazer parte da bancada aliada, o deputado Marcos Rotta teve projeto adiado por 6 meses
Foto: D24am  
Thiago Teixeira



Projetos criados no início do ano continuam sem aprovação na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas 


             Com o fim do ano se aproximando, começou a correria para aprovar ou não os projetos na Assembléia Legislativa do Estado. Mesmo com a época do ano, projetos que foram propostos no início de 2011 sequer entraram em pauta para votação, contrariando a urgência de alguns.
             Segundo informações encontradas no site da ALE-AM, existem propostas que tramitam desde fevereiro, sendo "ultrapassadas" por outras de menor importância, como a instituição de datas comemorativas a profissões. Alguns deputados da oposição sugerem que isto seja uma forma de impedir seus projetos de entraram em discussão.
              Projetos, como o do deputado Luiz Castro (PPS), que criaria a Semana de Combate à Pedofilia e Exploração Sexual em escolas do estado, estão em espera desde o ano passado.
              Membros aliados também sofrem com a lentidão das pautas. O projeto de lei que previa a inclusão de cláusula que permitisse ao consumidor de serviços telefônicos fixo e móvel que rescindisse contrato.
Caso ocorra má prestação do serviço, de autoria do deputado Marcos Rotta (PMDB), só foi voltada esta semana, dia 1 de novembro. Quase seis meses depois de ser proposta.
               Já existe dentro da Assembléia uma proposta de se criar um grupo que julgaria quais pautas seria apresentado nas sessões, não ficando somente por decisão do presidente da casa. Tal proposta foi rejeitada.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Conferência da administração pública em Manacapuru

Conferência administrativa recebeu inúmeros membros de etnias indígenas
Foto: Divulgação da internet

MARCOS ANDRÉ G. DE SOUZA

Prefeitura de Manacapuru sedia encontro em busca de transparência da administração pública.

         Manacapuru lança conferência do controle social de transparência à administração pública, que chamou a atenção de vários representantes dos órgãos públicos, sociedade civil e também de indígenas que representam várias etnias do município, na busca de mais informações sobre a proposta de esclarecimento de recurso públicos, onde eles possam cobrar mais fiscalização dos direitos de seu município contra a corrupção.
          O secretário de governo Manoel do Carmo, diz que Manacapuru se destacou ao criar uma lei chamada de “Lei da Ficha Limpa Municipal” que já foi entregue à Câmara.
               O representante Sateré-Maué Sarrú comenta que para a população indígena é importante eles adquirirem todo o conhecimento administrativo de forma clara e objetiva, para que eles possam acompanhar de perto todo controle dos recursos financeiros.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ex-presidente Lula não vem sentindo efeitos da quimioterapia e está “vigilante”, segundo ministro

                                                                                                                                      Thiago Guedes


Ministro Gilberto Carvalho disse que apesar do câncer na laringe, Lula continua em contato com o palácio do planalto 


         O ministro da Secretaria-Geral da presidência da república e amigo pessoal do ex-presidente, afirmou nesta quinta-feira (3), que Luís Inácio Lula da Silva não se mostrou abatido com a quimioterapia e que ele continua acompanhando tudo o que acontece dentro do governo federal.
Lula fez a primeira sessão de quimio na última terça-feira (1º). Desde então ele está em repouso no seu apartamento, localizado em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo.
         De acordo com o ministro, o ex-presidente ligou ao Planalto para reclamar dos dados divulgados pelo Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), na quarta-feira (2).
      "O presidente ficou preocupado com o resultado. Estamos colocando-o a par de tudo o que aconteceu", afirmou Gilberto Carvalho.
        O programa verificou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro e classificou o país na octogésima quarta colocação. Quase duzentas nações foram avaliadas. O IDH brasileiro em 2011 é de 0, 718 em uma escala que vai de zero a um. O índice foi uma forma criada pela ONU, de medir a qualidade de vida.
         Segundo outra amiga de Lula, a senadora de São Paulo Marta Suplicy, o ex-presidente disse que na próxima semana não vai começar a trabalhar, mas já deve sair do isolamento. 

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Deputado Estadual Sidney Leite denuncia à PF, CGU e MPC suspeitam de desvio de verbas


Deputado afirma que o município esta em situação de caos
foto: site oficil do deputado Sidney Leite
 Beniza Furtado



Caos no município de Boa Vista do Ramos
          Baseado em denúncias da população do município de Boa Vista do Ramos – AM, o presidente da comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o deputado estadual Sidney Leite (DEM), apresentou no último dia 13 de outubro uma denúncia de crime, à Polícia Federal (PF) e protocolou representações  na Controladoria  Geral da União(CGU) e no Ministério Público de Contas (MPC) para que seja investigado suspeita de desvio de verbas públicas nas áreas de Educação e Saúde do Município.
    Em uma entrevista para o jornal Diário do Amazonas, o deputando Sidney Leite afirmou que as ações estão fundamentadas por documentos e relatos de líderes comunitários, vereadores e lideranças de movimentos sociais. “Participei de audiência pública com lideranças e realizei visitas em Boa Vista do Ramos, no mês de junho. Pude constatar que a situação se trata de caos administrativo. Não há transporte e nem merenda escolar e na saúde os médicos não querem trabalhar na prefeitura, devido aos constantes atrasos de salários”.
    A Polícia Federal (PF), a Controladoria Geral da União (CGU)e o Ministério Público de Contas (MPC) ainda não se manifestaram a respeito dessas denúncias da população do município e do parlamentar.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Leis impedem o bom funcionamento de Rádios Comunitárias


Devido a leis muito rígidas, rádios comunitárias enfrentam diversos problemas para entrarem no ar.



                                                                Diogo Pinheiro


    Alunos da Universidade Nilton Lins do 5º período de Comunicação Social Jornalismo visitaram neste último sábado, 29, as dependências da rádio comunitária ‘’A VOZ DAS COMUNIDADES’’ que fica no bairro do Mutirão, zona leste de Manaus. A visita dos futuros jornalistas teve como foco a política, os problemas que as rádios enfrentam para está no ar devido as burocratização que se encontra na Lei n.º 9.612, de 19 de fevereiro de 1998 a ultima alteração feita desde que foi criada em 1962.

   Os universitario tiveram como objetivo verificar os problemas que as rádios enfrentam para funcionarem, devido a burocracia imposta pelo governo. Um dos problemas mais freqüentes citado é o de políticos que usam do seu poder para se aproveitar e fazer campanhas principalmente em ano eleitoral.  Com ênfase na política comunitária, a rádio presta serviços à comunidade que vai de informações sobre saúde a recados de pessoas para outras localidades até onde alcança a freqüência 87.9 . A rádio funciona com recursos próprios e sem fins comerciais uma vez que lei proíbe qualquer tipo de relação comercial como acontece nas rádios FMs, na sua maioria a população ajuda com o apoio cultural é com que pode na doação de alimentos e equipamentos.