SEJA BEM VINDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITA INFORMAÇÃO SOBRE A POLÍTICA NO ESTADO DO AMAZONAS.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Celac é criada em alternativa à OEA

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anfitrião do evento
Fonte: Época/Globo


Thiago Teixeira


Grupo foi criado neste sábado em Caracas visando maior integração entre membros


            Em Caracas, capital da Venezuela, foi criado neste a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribe (Celac). Em seu ato de criação, todos os países da América assinaram o acordo, excluindo Estados Unidos e Canadá. A reunião aconteceu hoje e prosseguirá amanhã.
            Partindo dos princípios dos integrantes do novo grupo, a Celac foi criada para agir sem influências externas em decisões que sejam de interesses políticos e econômicos. Em sua estréia, a crise que principalmente atinge a Europa foi discutida com as primeiras medidas sendo tomadas para a proteção das economias do bloco.
            Decisões de como serão aprovados os acordos, sobre unanimidade ou por maioria de votos, ficaram para serem discutidas em outro momento. “O tema deve continuar sendo avaliado nos próximos eventos e enquanto isso a Celac seguirá tomando suas decisões como até agora, ou seja, por consenso.”, disse Hugo Chávez, presidente da Venezuela e anfitrião da reunião.
            Apesar disso, o primeiro dia da Celac teve momentos de tensão, como acusações aos meios de comunicações que cobriam o evento de atender aos interesses de grupos políticos rivais e advertências da tentativa de influências sobre os acordos vindos dos “imperialistas”, segundo disse Daniel Ortega, presidente de Nicarágua. 
            A presidente Dilma compareceu ao primeiro dia de reunião, mas não esboçou o perfil de “liderança” que alguns acreditavam que ocorreria.  Segundo críticos, a desconfiança de liderar um grupo recém-formado fez com que a presidente Dilma agisse como coadjuvante durante o dia. Neste domingo, a presidente não participará do segundo dia do encontro, retornando ao Brasil.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Humaitá realiza workshop de inovações tecnológicas

Utilização de novos compostos para uso em lavouras estiveram em pauta no workshop
Fonte: JM1 


Marcos André


Comitiva da UFAM realizou evento voltado à comunidade


            Durante três dias foi apresentado em Humaitá o projeto do parque tecnológico em parceria com a universidade federal. O primeiro a se apresentar foi o do Professor Eron Salazar com o tema da administração da cadeia produtiva do açaí em Humaitá. A ideia é agregar novas tecnologias sustentáveis para a geração de empregos e renda. À tarde, os assuntos foram centrados na preservação ambiental na busca pela resposta de como desenvolver sustentavelmente sem degradar e desmatar, valorizando o homem amazônico.
            A intenção é de total apoio para iniciativa da criação da cooperativa extrativista. É o que busca a organização das comunidades, a universidade federal sempre é parceira da prefeitura na situação de colaboradora, incluindo as pessoas mais carentes do setor rural. Do setor primário, hoje, estão buscando mais desenvolvimento na cidade, em vista que a Universidade Federal tem vários cursos na cidade buscando inovações tecnológicas juntamente com as comunidades rurais do setor de Humaitá.
            Ainda pela tarde, a professora Margarida Campos, da Unidade de Itacoatiara, apresentou todas as atividades para o público participante com destaque para o pescado e o biodiesel, o fato da universidade já estar se inserindo nas comunidades já é uma grande vantagem. Na verdade ela está sempre junto à comunidade, mas sem perceber essa proximidade. 
            Segundo os moradores, isto irá trazer benefícios para todos, pois moram em áreas de difícil acesso pela grande demanda de florestas de castanhais e açaizeiros. É importante que eles estão agregando um novo conhecimento. Graças a isso eles podem melhorar a vida dos produtores e das famílias tradicionais.
           No último dia do encontro o parque realizou um balanço das ações desse primeiro ano de trabalho, assim como também as novas perspectivas e as possíveis oportunidades para aqueles que pretendem integrar ao parque.
           Para o parque tecnológico isso é uma oportunidade importante para reunir parcerias e estabelecer trabalho com a universidade, assim com o sentimento de dever cumprido a comitiva da UFAM se despediu de Humaitá, mas o trabalho não para, afinal o desafio de aliar tecnologia ao conhecimento tradicional, é o grande motivador para novas descobertas.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dilma tira dúvidas sobre recomendação para exonerar Lupi

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, durante audiência do senado
Fonte: Wilson Dias/ABr


Thiago Guedes


Ministro do Trabalho precisa deixar cargo segundo Comissão de Ética Pública. Elementos do parecer podem influenciar futuro de Carlos Lupi

Depois de na quarta-feira (30) a Comissão de Ética Pública da Presidência, recomendar por unanimidade a exoneração do ministro do trabalho Carlos Lupi, a Presidente Dilma Rousseff quer detalhes da decisão. Por meio de um ofício, a chefe de estado pediu que a comissão informe quais fatos fizeram com que o afastamento do ministro fosse recomendado. A informação é da Secretaria de Comunicação da Presidência, que também confirmou o interesse de Lupi pelas informações. Ele deve pedir que o parecer seja revisto.
A casa civil, por determinação da presidenta Dilma Rousseff, está mandando um ofício requisitando que seja mandado para ela o processo, que embasaram a decisão de exoneração”, disse Helena Chagas, Secretária de Comunicação do Governo.
O ministro é alvo de denúncias pela suposta utilização de um avião particular que teria sido alugado por Adair Meira, diretor de uma ONG que tem negócios com a pasta. No primeiro momento, Lupi informou que nunca tinha andando no avião de Adair Meira. Depois ele foi obrigado a voltar atrás, quando um vídeo divulgado na internet mostrava os dois, lado a lado.
De acordo com Helena Chagas, o ministro esteve no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira e conversou com a presidente.
O ministro esteve aqui, conversou com a presidente e disse que também vai oficiar a Comissão de Ética pedindo elementos da decisão. Ele que uma reconsideração, mas tem dez dias para pedir isso.
Esta não foi a primeira vez que a Comissão de ética Pública pediu a exoneração de Carlos Lupi.
Em 2007 o colegiado, requisitou que o ministro deixasse a pasta porque na época ele acumulava a função de chefe de ministério e presidente nacional do PDT. O então presidente Lula foi informado do parecer. Lupi acabou deixando a presidência da legenda.      

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PSDB com cara nova ?

Beniza Furtado
Paulo De' Carli disse, ainda, que pretende esperar o ex-senador e diplomata Artur Virgílio, que reside em Lisboa atualmente, chegar à Manaus, para cumprir agenda, e  assim, deixar a CMM.


Vereador Paulo De' Carli  na CMM
        Depois que deixou o PTB, o vereador Paulo De’ Carli, promete mudanças em seu novo partido o PSDB em parceria com o ex- senador Arthur Virgílio. De’ Carli em uma entrevista para o jornal "ACrítica" no último dia 29 de novembro afirmou se “Não havendo interesse do Artur em disputar a eleição, o que ele deve definir até março ou abril do ano que vem, já temos Plínio Valério como pré-candidato. Colocarei meu nome nas prévias para que seja votado quem será o representante do partido à prefeitura”, afirmou. 
       Para ser candidato a vereador ele terá que renunciar ao seu atual cargo. De´Carli explicou que aguarda a votação de um Projeto de Lei (PL) de sua autoria para deixar o cargo. O respectivo PL visa proibir a realização de obras públicas de grande porte em vias muito movimentadas da capital em horário comercial, de modo a não prejudicar o trânsito da cidade e deve entrar na pauta de votação na próxima semana.
         Já o motivo pelo qual o vereador deixará o cargo é o respeito à fidelidade partidária, conceito que determina que o mandato pertença ao partido e não ao político. Como De´Carli deixou recentemente o PRTB para ingressar no Partido da Social Democracia Brasileira, achou incoerente continuar no mandato.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Moradores da Vila de Balbina participam de campanha contra as drogas

O consumo de drogas é a grande preocupação em Balbina
Fonte: Diogo Freire

Diogo Freire



Combate ao uso de entorpecentes é feito para barrar o aumento de usuários



            Profissionais da área de saúde realizam campanha de prevenção as drogas na Vila de Balbina, localizada no município de Presidente Figueiredo (a 100 quilômetros de Manaus). 
            A mobilização teve início nesta segunda-feira (28) e pretende atrair mais de 500 moradores da região até sexta-feira (2), quando será encerrada com uma passeata pelas ruas da Vila. 
            A campanha ‘Balbina contra as Drogas’ foi criada devido ao alto índice de ocorrências do consumo de drogas registrado nos últimos meses na Vila.
           A programação acontece nas dependências da Escola Municipal da Vila de Balbina e conta com palestras do Programa de Redução da Violência e do Uso de Narcóticos e Entorpecentes – Previne, da Secretaria de Estado de Segura Pública do Amazonas (SSP-AM) e da equipe da Fazenda Esperança. 
           Também serão realizadas apresentações teatrais com alusão ao combate do uso de drogas e reuniões com os pais e comunitários. 
            “Nosso objetivo com a campanha é de tentar dificultar a entrada e a circulação de drogas ilícitas na Vila de Balbina por meio de um trabalho mais intenso com a Polícia Militar, e principalmente, realizar um trabalho de prevenção para que nossos jovens estejam conscientes dos perigos que as drogas oferecem”, comentou a administradora do Hospital de Balbina, Francisca Monteiro.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Plenário da Câmara Municipal de Manaus tem sido palcos de grandes bate-bocas

Rivalidades políticas são o foco das ultimas sessões na Câmara
Fonte: divulgação internet


Kissia Soares


O espaço que deveria ser momento de discussao de política pública tem sido utilizada para debates de interesses políticos dos partidos

             Enquanto existem vários assuntos, propostas, projetos a serem abordados, debatidos e votados pelos representantes do povo no plenário da Câmara Municipal de Manaus o espaço continua sendo utilizada pelos vereadores de forma arbitrária e sem o devido respeito, pois os mesmos a têm utilizado para discutirem seus desafetos políticos.
              O exemplo disso foi o que aconteceu hoje durante a sessão da plenária na Câmara Municipal de Manaus, onde o vereador Homero Miranda de Leão, vice-líder da prefeitura na Câmara Municipal (CMM) tentou rebater as ataques cometidos pelo então vereador Mário Frota (PSDB) quando o mesmo proferiu críticas contínuas à gestão atual do prefeito Amazonino Mendes (PDT).
              Embora o vereador tenha como uma das funções a de fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento, eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.
             Tornando os interesses públicos e sociais da população o principal objetivo de suas presenças na Câmara Municipal de Manaus.

domingo, 27 de novembro de 2011

Dilma vai à Caracas

Dilma e Hugo Chaves farão acordos para a melhoria dos países
Fonte: UOL

Naylene Freire

A presidente vai á Venezuela para reunião trilateral


            Na próxima quinta-feira (1), a Presidente Dilma Rousseff fará uma visita a Caracas,Venezuela para reunião trilateral com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Cristina Kirchner. Depois, ela acompanhará as discussões da Cúpula Presidencial da Comunidade da América Latina e Caribe (Celac), nos dias 2 e 3 de dezembro 
            A Celac é formada por 33 países da região. O bloco foi criado em fevereiro de 2010 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de parcerias regionais. De acordo com os diplomatas que acompanham as negociações, uma das pautas da reunião são: questões relativas à crise econômica internacional, o desenvolvimento sustentável e a inclusão predominem nos debates. 
            Dilma e Hugo Chaves farão acordos para a melhoria dos países. A visita tem como prioridade a consolidação entre os países. O governo venezuelano segue otimista com o projeto comum de integrar e com solidariedade, cooperação e coordenação política. . As informações são da Agência Brasil.