SEJA BEM VINDO

AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITA INFORMAÇÃO SOBRE A POLÍTICA NO ESTADO DO AMAZONAS.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Humaitá realiza workshop de inovações tecnológicas

Utilização de novos compostos para uso em lavouras estiveram em pauta no workshop
Fonte: JM1 


Marcos André


Comitiva da UFAM realizou evento voltado à comunidade


            Durante três dias foi apresentado em Humaitá o projeto do parque tecnológico em parceria com a universidade federal. O primeiro a se apresentar foi o do Professor Eron Salazar com o tema da administração da cadeia produtiva do açaí em Humaitá. A ideia é agregar novas tecnologias sustentáveis para a geração de empregos e renda. À tarde, os assuntos foram centrados na preservação ambiental na busca pela resposta de como desenvolver sustentavelmente sem degradar e desmatar, valorizando o homem amazônico.
            A intenção é de total apoio para iniciativa da criação da cooperativa extrativista. É o que busca a organização das comunidades, a universidade federal sempre é parceira da prefeitura na situação de colaboradora, incluindo as pessoas mais carentes do setor rural. Do setor primário, hoje, estão buscando mais desenvolvimento na cidade, em vista que a Universidade Federal tem vários cursos na cidade buscando inovações tecnológicas juntamente com as comunidades rurais do setor de Humaitá.
            Ainda pela tarde, a professora Margarida Campos, da Unidade de Itacoatiara, apresentou todas as atividades para o público participante com destaque para o pescado e o biodiesel, o fato da universidade já estar se inserindo nas comunidades já é uma grande vantagem. Na verdade ela está sempre junto à comunidade, mas sem perceber essa proximidade. 
            Segundo os moradores, isto irá trazer benefícios para todos, pois moram em áreas de difícil acesso pela grande demanda de florestas de castanhais e açaizeiros. É importante que eles estão agregando um novo conhecimento. Graças a isso eles podem melhorar a vida dos produtores e das famílias tradicionais.
           No último dia do encontro o parque realizou um balanço das ações desse primeiro ano de trabalho, assim como também as novas perspectivas e as possíveis oportunidades para aqueles que pretendem integrar ao parque.
           Para o parque tecnológico isso é uma oportunidade importante para reunir parcerias e estabelecer trabalho com a universidade, assim com o sentimento de dever cumprido a comitiva da UFAM se despediu de Humaitá, mas o trabalho não para, afinal o desafio de aliar tecnologia ao conhecimento tradicional, é o grande motivador para novas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário